quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

o que irrita em jogos de RPG


Olá novamente meus queridos humungossauros, venho inaugurar os Artigos do Nero fazendo uma das coisas que sei fazer melhor, reclamando! Isso mesmo, reclamando feito um velho, não há atividade mais relaxante que esta (na verdade tem, mas elas não importam para esse artigo, então xiu).

Eu sou um grande admirador do Gênero RPG, a ponto de começar a criar meu próprio jogo através de uma ferramentinha safada chamada RPG Maker, mas isso não vem ao caso. Mas nem sempre foi assim, é fato que antes do RPG sempre admirei jogos de arcade e porradaria gratuita, enquanto malhava os dedos em joysticks vagabundos num parto de bolhas em massa. Fui relutante a adentrar no mundo dos RPG's, e não foi á toa, tive motivos, se parar para pensar existem erros chatos e coisas absurdamente sem nexo assim como o novo penteado da Rihanna (sério aquilo não faz sentido!).

Então com sua permissão (ou sem ela, tanto faz) irei numerar algumas situações dos jogos de gênero de RPG que são absurdas, estranhas, ou simplesmente irritantes demais! Afinal, quando nós gostamos, nós falamos a verdade na cara!! SEGURA ESSA RPG...

Inimigos interdimensionais ou invisíveis


Quando vi de primeira, os jogos de RPG me atraíram, os gráficos coloridos e sua liberdade em transitar por tudo eram atributos chamativos em um console como o super nintendo. Até que você dá dois passos miseráveis para esquerda e...
KATCHAAAAMMM!!!! a tela se contorce em efeitos cegantes e um monstro aparece...
...mas, eu tinha certeza, o campo estava aberto, não tinha ninguém ali! DE ONDE DIABOS UM DINOSSAURO DE 7 METROS SURGIU??!!
Mais tarde desconsolado e sem opções você se acostuma com essa função chamada random encounter, mas sejamos sinceros, em determinados jogos isso torra o saco até os dias de hoje, nos jogadores mais veteranos. Você está apenas tentando cruzar a maldita sala para pegar aquele baú, MAS A CADA 2 PASSOS MISERÁVEIS um monstro surge do nulificador. Negue que muitas vezes você desligou seu amado console devido a este fato? O pior, naquele baú resplandescente e foleado a ouro só tinha uma droga de uma Ether. E quando você está tentando resolver algum enigma? É a dor e a agonia digital!! Por sorte existem as excessões como o bom e velho Chrono Trigger.


Grinding




Ta aí um dos problemas que me fez não terminar muitos jogos bons, o grindind. Para os desinformados que não sabem, grinding é a parada que você deve fazer na sequência da história do jogo para ficar enchendo slimes de cacete com a finalidade de aumentar de nível e equiparar-se aos posteriores inimigos. O maior problema disso é quando... VOCÊ ENCHE O SACO! Em certos jogos em especial você tem que fazer tanto grinding, que eu desconfio seriamente que algum japonês safado se diverte com esse nosso sofrimento! Um exemplo disso é o jogo Dragon Quest VIII, você tem que fazer grinding no primeiro inimigo! E pior, mesmo depois de horas de treinamento o bonitão ainda te faz de gato e sapato, que é outra frustração do grinding, diga-se de passagem, você treina, treina, treina, se equipa e faz até uma rezinha pra dar sorte, mas continua tomando fumo da primeira geléia que aparece só por que ela tem uma cor diferente da última que você enfrentou! É aí que eu digo, atire a primeira pedra quem nunca usou game shark!!! Nada? Sem pedras? Foi o que pensei! =)

Malditos chefes



Os conhecidos, bosses, são muito mentirosos e ladrões! São safados com game shark imbutido!! E sim eu estou descontando minhas frustrações nesta postagem!!
Era inaceitavel em certos jogos, tudo bem, nós temos a vantagem de poder upar (quase) infinitamente, voltando ao maldito do grinding, mas os mestres roubam demais até para seus níveis!!
Situação: após penar numa batalha, usar todos os seus itens suados, utilizar todas as magias mais "genkih dama" que possui (te deixando com MP zerado claro), várias baixas no grupo, como aquele personagem inútil que só está ali pra morrer, você finalmente venceu o maldito apelão! E o que ele faz? RESSUSCITA NUMA FORMA AINDA PIOR E MAIS APELONA!!! Sinceramente eram nessas horas que eu desligava o monitor e ia comer um sanduíche de presunto...
É sério, RPG é um dos gêneros em que o chefe mais foge das regras, eles rompem o limite de personagens invocando toneladas de capangas, eles usam magias que te aniquilam na hora, fazem dezenas de transformações, eles ressuscitam, ou simplesmente aparece em um nível absurdamente alto para te obrigar a fazer Grinding! ...e aqui vamos nós denovo...

Poha travei denovo!


Esse problema acontece principalmente com quem nãoentende inglês (considerando que a maioria dos jogos de RPG se nao estão em inglês está em japa). Você está feliz da vida com o progresso do seu jogo quando de repente não sabe o que fazer! Simplesmente não sabe onde ir para seguir com a história do jogo!! Onde estão as irmãs oráculo nessas horas?? Talvez assistindo ao big brother no pay per view. Principalmente a anos atrás quando a internet não era algo tão acessível, descobrir o que fazer era uma verdadeira novela, e das chatas, estilo aquelas que dão na globo saca? Você fala com todos os NPC's, até com os animais, e ninguem te dá uma luz... ou te dá uma luz e você não entende, por que a bagaça do jogo está em japonês! E já tentou combinar esse problema com o primeiro? O do random encounter map? Manicômio na certa! Por sorte já fui liberado dele a alguns anos! E não me olhe desse jeito, meu tratamento foi um sucesso e estou perfeitamente normal, apenas um pouquinho irritado...
Claro que hoje em dia você simplesmente baixa aquele detonado esperto mas segundo o grande Amer, sempre que você lê um detonado uma fada morre, e nós não queremos matá-las certo? CERTO?! Foi o que pensei!(2)

Baixa no grupo



Quem nunca depositou esperanças em um personagem, treinou, upou e deu seus melhores itens, E NO FINAL O DESGRAÇADO ABANDONA O GRUPO!? (Tudo bem, respira, sem mais exaltações, deixe me dar uma mordida no meu sanduíche de presunto,Goosfraba!)
 Sabe, é impressionante, meus personagens favoritos tem a mania de fugir com meus itens! Isso mesmo! O safado além de sumir ainda leva os itens que eu tinha dado com tanto carinho para o querido deitão! Estes na maioria das vezes retornam, mas já não importa, os itens ja são fracos e eu sinceramente quero que ele os enfie na..... goela! Goela abaixo!!
E a morte? não esqueçamos da morte! No velho final fantasy 7 a minha carta de salvação, que era a Aeris com seu suporte precioso, morre no fim do primeiro CD. Sephiroth, matasse a yuffie ou Cait sith, depois o consertavam , ou não!

bem, meus dedos estão cansados e meu sanduíche de presunto está esfriando, então eu encerro por aqui a primeira parte do artigo, prometo que trago a segunda parte, e se não trouxer é por que tive que fazer outra coisa, estava sem saco, ou comendo outro sanduíche de presunto!  Fiquem ligados!

3 comentários:

Gitz disse...

legal, mas discordo um pouco, essas dificuldades q deixam o RPG bom, seria chato se RPGs fossem fáceis, n seriam RPGs >.<

e á respeito de GameShark, nunca usei, á não ser em The Sims 2, que jogava com uns 9, 10 anos

o que concordei foi o fato de q os inimigos aparecem do nada, pois "travar" no meio do jogo e bosses intermináveis são a alma do RPG

desculpe se pareci grosso, n era a intenção, mas eu penso assim >.<

Nero disse...

Gitz, nem liga, como dito no início, o meu objetivo era simplesmente reclamar! Esse artigo é piada, para ser levado na brincadeira, e espero que todos entendam isso =)

Gitz disse...

oh.. ok nero, desculpa XD

abraço

Postar um comentário